quarta-feira, 16 de julho de 2008

Praia das Tartarugas



Domingo ensolarado é convite certo para a praia, nem mesmo o cacimbo, que deixa os angolanos tremendo de frio, intimida nos brasileiros. Para nós o cacimbo é só uma brisinha gostosa que alivia o sol forte africano. Saímos de casa muito animados para conhecer uma praia nova chamada de Praia das Tartarugas. Essa praia fica bem embaixo do Miradouro da Lua, se a vista de cima é linda imaginamos que de baixo seria estonteante...

Descemos a estradinha de terra sinalizada por uma minúscula placa e cruzamos uma porteira (aberta), que dizia ser ali um local de proteção das tartarugas marinhas, o que nos deixou mais animados ainda, com a doce ilusão de encontrar algo semelhante ao Projeto Tamar realizado, com muita seriedade, no Brasil.

Ao terminarmos a descida não havia mais nenhum sinal de preservação de tartarugas, havia sim uma bela casa e mais a frente vários carros parados na sombra onde animados estrangeiros preparavam um churrasco.



Paramos o carro ao lado e nos preparamos animadamente para tirar muitas e muitas fotos, mas eis que então uma pit Bull gringa que mesmo morando em Angola, e habitando um lugar que se diz ser de preservação de tartarugas marinhas, não fala uma palavra em português, nos interpelou de forma muito meiga: “This is a privety propriety, unfortunetely you can´t stay here!”

Um olhou para a cara do outro sem saber o que fazer, sabe cara de cachorro caído da mudança? Pois é, essa mesma... Depois de argumentarmos que não havia nenhuma placa dizendo que não podíamos entrar, que ali era uma praia, que praias são públicas e blá, blá, blá. E a pit Bull parecendo um disco furado repetindo: This is a privety propriety, This is a privety propriety, This is a privety propriety. Um outro gringo que arranhava o português disse, ok podem tirar fotos da praia.



E lá fomos nós, tirar fotos, mas sem nenhum encanto, confesso que não consegui aproveitar nenhum pouco a beleza do lugar a única coisa que passava pela minha cabeça era como alguém pode dizer que a praia é propriedade particular? E cadê o tal de programa de preservação de tartarugas marinhas? Havia até uma carcaça de tartaruga jogada na areia numa demonstração clara de que respeito por tartarugas marinhas ali passa longe!

Nessas horas eu vejo como o Brasil está anos luz a frente de Angola no que diz respeito a educação ambiental. O Projeto Tamar, que é realizado em diversas praias brasileiras, tem conseguido resultados excelentes na preservação das bichinhas e principalmente no que diz respeito a educação ambiental das comunidades locais e dos turistas. Em qualquer base do projeto que você for com certeza vai ser bem recebido, vai receber informações sobre a importância do programa, sobre os hábitos das tartarugas e principalmente da importância de se preservar a vida marinha para o futuro das próximas gerações..



Acabamos ficando sem praia, sem tartarugas e com uma tremenda frustração, mas como o sol ainda estava forte o jeito foi botar a viola no saco e partir para a outra praia...

5 comentários:

Clara disse...

Oi menina de Angola, não podia passar por aqui sem deixar o meu comentário.
Existe respeito sim, em relação às tartarugas marinhas. O meu cunhado é biólogo e é ele que faz o controlo das tartarugas nessa praia. É mais fácil ver os bichinhos à noite e melhor ainda, de madrugada. Já lá estive várias vezes com ele e tive a felicidade de ver tartarugas a parir, vi-as a esconder os ovos e vi ainda bebés tartarugas a caminhar em direcção ao mar. E ainda tive a sorte de ajudar a fazer a contagem dos bebés. É certo que estamos a anos-luz de ter uma consciência ambiental neste país, mas também é verdade que existem pessoas que se preocupam de facto em proteger as tartarugas marinhas. A carapaça que viste veio com certeza do mar e é natural encontrá-las.
Concordo plenamente com a privatização da praia, embora entendo que haja pessoas que queiram lá ir passar o dia, já que aquilo é de facto bonito. Mas também tenho a certeza que se a praia estivesse aberta ao público, deixaríamos de ter tartarugas ali num piscar de olhos.Sei bem como se comportam os angolanos. A grande maioria não tem consciência cívica ou ambiental e isso é retratado diariamente. Basta sair à rua.
Abraços,
Clara

P.S.-gostei do teu blog, vou voltar mais vezes :))

Menina de Angola disse...

Clara! Nao imaginas o quanto fico feliz em saber que estava enganada! Quero muito conhecer esse trabalho de perto!

um abraço

Tartarugando disse...

Olá menina de Angola é com imensa alegria que te escrevo este comentário nós na escola estamos a desenvolveer um projecto sobre as tartarugas marinhas e navegando nas ondas da net encontrei o teu blog, propus a ideia ao nosso grupo e eles concordaram. Por isso venho por este meio dar-te a conhecer o nosso blog :
http://tartarugando-na-epl.blogspot.com/
Gostaria muito de contar com a tua ajuda em tudo aquilo que tiver disponivel e gostaria muito de trocar umas ideias sobre o nosso projecto contigo. obrigado Marco Prata, Luanda Angola

Menina de Angola disse...

Gostaria de agradecer a todos que têm escrito para me informar sobre a realidade do projeto. Infelizmente quando estive na praia acabei encontrando pessoas que não eram do projeto. Mas depois que escrevi esse post o pessoal do projeto entrou em contato comigo e pude ver o quanto eles têm feito com tão pouco. Em breve vou escrever um post contando tudo tim tim por tim tim...

Menina de Angola disse...

Marco,

No que eu puder ajudar pode contar comigo. Já deixei meu e-mail no seu blog e linkei o tartarugando também.. Vamos conversar e trocar experiências.

Um abraço