domingo, 26 de junho de 2011

Mais um ícone de Luanda vem abaixo


O patrimônio arquitetônico de Luanda não é respeitado, muito menos valorizado, e isso todo mundo sabe e não faltam pessoas que aprovem a demolição dos antigos casarões da baixa da cidade. Uns alegam que a cidade deve evoluir, outros que Luanda não deve guardar as marcas do colonialismo, enfim argumentos não faltam tanto para os que defendem quanto para os que são contra as demolições desenfreadas que assolam a cidade.


Mas sem dúvida nenhuma não vai ter uma só pessoa que conheceu Luanda que não vá sentir falta do Prédio da Cuca.


Primeiro foi o mercado do Kinaxixi que veio abaixo para a construção de um mega projeto de shopping, escritórios e residências e agora chegou a vez do famoso prédio azul com o letreiro amarelo da Cuca, ponto de referência em quase toda a cidade.


Logo que eu cheguei em Luanda e ainda não conhecia bem a cidade, sempre me guiava pelo prédio da Cuca para chegar ao trabalho, agora os novos visitantes vão ter de encontrar outra bússola para se orientar.

Com a estrutura abalada, depois que começaram os trabalhos de fundação do mega complexo em frente, não houve outra saída a não ser desalojar todos os moradores e proceder a sua demolição.


A demolição está sendo feita aos poucos, piso a piso, e confesso que é muito estranho passar em frente e ver tratores no teto em vez do letreiro luminoso, mas aqui é assim a memória da arquitetura vai se apagando com a mesma velocidade com que as novas edificações riscam o céu e alteram de forma irrevogável o horizonte.

2 comentários:

Edson Macedo disse...

der facto se nem das pessoas cuidam você acha que iriam cuidar dos edifícios? Chegou-se ao cúmulo de destriuir uma casa da época da escravatura para transformar em parque de estacionamento... enfim... Obrigado por voce existir e gostaria de apartir de hoje guardar o seu blog e quem sabe nascer daqui uma amizade.

Mondlane Joaquim disse...

mto bom, adorei o blog, pois sou Angolano e moro no Brasil e sempre acesso o blog pra matar saudds... e mto bom ver uma Brasileira falndo bem da minha terra... acesse tb o meu blog http://arquitectomondlane.blogspot.com/
me fornei em 2009 e em breve to voltando pra Angola. mto bom meus parabens