terça-feira, 12 de janeiro de 2010

O Can começou!!!



Ansiosamente aguardado finalmente teve início no último domingo o Can. Com festa de abertura pomposa, visita de chefes de estados e muita repercução na mídia internacional.

Mas infelizmente o assunto que dominava todos os jornais do mundo não era a beleza da festa ou o esforço do governo em fazer bonito no Can, e sim o atentado sofrido pela equipe do Tongo.

Realmente é lamentável o que aconteceu, dois integrantes da equipe morreram após o ônibus em que eles viajavam ter sido metralhado por um grupo separatista que atua na divisa do Congo com Angola.



O grupo existe há anos e nunca foi levado a sério. Eles lutam pela independência de Cabinda, maior produtora de petróleo do país. Vira e mexe eles fazem algum atentado terrorista por lá. Mas nunca tiveram tanta repercussão na mídia como agora.

A organizaçao do Can alega que não sabia que a equipe pretendia viajar por terra, mas os mesmos estavam sendo escoltados pelo exercíto após cruzarem a fronteira.

Não resta dúvidas que houve negligência da organização, pois essa era a oportunidade que a FLEC esperava para se tornar notícia no mundo.



Mas atentados a parte, o Can começou e os angolanos se mobilizaram para assistir a abertura, pela TV é claro, já que convite para a festa mesmo ninguém viu. Foi uma festa para elite, as grandes empresas patrocinadoras do evento distribuiram os convistes apenas para seus ilustres convidados e o povo mesmo que faz a festa ficou de fora.

Para quem não tinha convite o jeito foi se organizar com os amigos, e se mobilizar colorindo as ruas da cidade de vermelho, amarelo e preto. Carreata, cervejada e muita festa fizeram a alegria do povo no domingo. Ainda mais que corria a boca pequena que se o palancas ganhasse o presidente ia decretar ponto facultativo na segunda. Foi ai que a galera realmente enfiou o pé na jaca.



Agora o que ninguém esperava era ver o Mali empatar o jogo nos 10 minutos finais, e isso após levar 4 Golos dos angolanos.

Decepção é a palavra de ordem entre os angolanos hoje, mas esse foi só o primeiro jogo.



Força palancas! Ainda tem muita bola pra ser jogada!!!

14 comentários:

Unknown disse...

Olá, Gostaria de pedir-te se possível, a indicação de alguns sites para buscas de emprego. Tenho interesse em morar na Angola.
Obrigada
p.s. meu email é gicelerakowski@gmail.com

Chocapique disse...

Tou a ver que isso vai estar animado quando eu chegar ehheheh

parabéns pelo blog

Daniela disse...

oi, tudo bem? gostaria de trocar ideias com vc se possivel :D

ja estive em angola, passei pouco tempo ai, mais lá no fundinho morro de vontade de voltar, se vc puder e tiver um tempinho me add no msn daniela-pfaria@hotmail.com

Priscilla Galvão disse...

Menina de Angola,

estou indo morar na Angola na primeira quinzena de fevereiro. Queria dizer que as informações contidas no seu blog me ajudaram muitíssimo! Será que quando eu chegar aí ainda vou pegar o Can?

Parabéns pelo Blog!

Bjo!!!

Pri

m. lopes disse...

Tudo sobre o CAN'2010 em Angola e todas as notícias da 2ª volta da Liga Portuguesa no Blog "Gritos do Desporto"

Saudações Desportivas
_____________________
http://www.gritosdodesporto.blogspot.com/

Adriano Berger disse...

Lindo seu blog!! Pena que eu não tinha conhecido antes...

Amo conhecer outras culturas vistas sob olhares brasileiros, vou colocá-la entre os meus favoritos!

Vou acompanhá-la sempre, e espero sua visitinha lá no nanoberger.blogspot.com ok!

Grande abraço,
Adriano Berger

Anônimo disse...

Minha querida
Continuo a ler o seu blog e muitos mais.
Mas....
A minha indignação continua e o fosso que se gera é cada vez maior.
Leia esta notícia tão importante.
Depois chore comigo pelas crianças e miseráveis do meu país.
Bjos
Massaroca


Está a chegar a Luanda o mais recente brinquedo do Presidente José Eduardo dos Santos, um iate de luxo, seguramente comprado com o seu salário, que ronda os 4000 euros, e cuja tripulação é recrutada em Portugal, com vistos passados em 24 horas. E, enquanto o Presidente se prepara para navegar nas tépidas águas do Mussulo, a sua filha, a elegantíssima empresária Isabel dos Santos, não pára de aumentar a sua fortuna nascida do nada.

Com a anunciada compra esta semana de parte do capital da Zon, Isabel dos Santos tem já investidos dois mil milhões de euros em empresas portuguesas. É um excelente negócio para estas empresas, que não apenas recebem capitais frescos como também recebem de braços abertos um parceiro estratégico que lhes garante participação nos melhores e mais favoráveis negócios angolanos.

Pena que não reservem uma pequena parte dos lucros para financiar próteses para as crianças vítimas da guerra civil angolana, para construir habitação social para os milhões de favelados de Luanda ou para criar esgotos e infra-estruturas básicas que dêem à imensa maioria da população miserável condições mínimas de dignidade. Porque, até prova em contrário, a riqueza de Angola pertence a todo o seu povo e não apenas aos que se passeiam em iates de luxo e vêm a Lisboa comprar roupas de marca, jóias ou empresas de telecomunicações, Nunca tão poucos tiraram tanto a tantos.


Miguel Sousa Tavares

Glauco Luckmann disse...

Continuo querendo muito ir trabalhar em Angola, mas cada vez fico mais preocupado.
Observações a parte, com Et'o, vai dar Camarões na certa...

Unknown disse...

Parabéns pelo blog. Me surpreendi com a riqueza de informações.
Ainda irei visitar Angola!
Beijos,

Mari

Menina de Angola disse...

Chocapique,

animado e confuso com o trânsito mais caótico do que de costume e para piorar começou a chover!!!

Priscila, Obrigada. O Can acaba dia 30 de janeiro.

Obrigada adriano, volte sempre!

Massaroca querida, passou bem de festas? com certeza essa desigualdade está cada vez pior...temos de fazer o que for possível para mudar isso.

Glauco, não desista. Quanto ao Camaroes tenho minhas dúvidas...

Mari, obrigada, venha sim é um país lindo, mas ainda não está preparado para o turismo.

bj

Unknown disse...

Amei o seu blog!!! Tudo lindooo!! Vc é muito sensível! Sou louca pra ir trabalhar na Angola. Sou Engenheira Ambiental e ambientalista de coração como vc!
Um grande bjo!!!

polittikus disse...

Com muita pena minha Angola foi eliminada antes do fim...

mcoral disse...

menina angolana entrei hj pela primeira vez na porta de sua casa..e ja me sinto avontade.
lamentavel seu enunciado sobre xenofobia..mas como eres uma menina bacana culta com sabedoria educação....soube sair de primeira e com classe....
agora poderia voce me traduzir..
"pulas tugas e brasas "
a
creio que seja um poema angolano/?????
beijos desde sampa.....hj a chuva deu tregua...dia 30/01

Menina de Angola disse...

Katia, infelizmente em Angola ainda não existe muita preocupação ambiental, mas espero que em breve a sua área cresça e vc possa sim fazer aqui um bom trabalho.

Politikus, uma pena mesmo, mas não podemos negar que eles fizeram um bom trabalho.

Mocoral,
Obrigada espero que volte sempre.

Pulas, são como os angolanos costumam chamar com preconceito as pessoas brancas.

Tugas é uma forma carinhosa de se referir aos portugueses

Brasucas, também é como eles chamam de forma carinhosa os brasileiros.

E outro povo que já tem seu apelido por aqui são os Chinocas (chineses).