terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Mama Muxima



Finanalmente depois de muito adiar tive a oportunidade de conhecer de perto o Santuário de Mama Muxima. O que era para ser apenas uma passagem rápida a caminho de Cabo Ledo acabou se tornando o destino do final de semana todo.

Quando me falavam de Mama Muxima imaginava uma igrejinha no meio do nada. Bem realmente é uma igrejinha no meio do nada, mas como esse nada é bonito.

A igreja fica as margens do Rio Kwanza protegida por uma bela fortaleza na colina, onde dizem foi construida a primeira capela para Mama Muxima.



O povo conta que certo dia alguém teve a idéia de retirar a santa da capelinha e levá-la para algum lugar mais povoado e que inexplicavelmente cada vez que tiravam a santa da capela ela voltava para o seu lugar misteriosamente.

O povo logo diagnosticou o Milagre e elegeu o local como Santo, os italianos vieram e construiram a atual igrejinha. Agora o Presidente quer transformar o local de peregrinação numa grande básilica aos moldes de Nossa Senhora de Fátima.



O projeto já foi aprovado e dizem a boca pequena que já está no Vaticano para aprovação do Papa. Apesar de isolado o lugar tem boa infra-estrutura, dois hotéis, restaurantes e um povo devoto e acolhedor.

A estrada que vem de Viana já está quase toda asfaltada e até já estão terminando uma enorme ponte para ficar no lugar da atual ponte flutuante, que apesar de torta tem dado conta do recado.



O local transmite uma paz incrível, sentada na porta da igreja observando os devotos que vem de vários cantos de Angola, pude ver que a fé em Mama Muxima é muito grande. Mulheres entram ajoelhadas na igreja a todo momento vão e vem da porta ao altar ajoelhadas, sem sapatos e com as mãos para cima rezando, pedindo, agradecendo numa espécie de transe religioso.

Dentro da Igreja a Imagem da Santa abençoando a todos que vem em busca de seus milagres.



Do lado de fora as crianças brincam e fazem festa, se dizem devotos da Santa, mas suspeito que ainda não saibam bem o que isso quer dizer. Pergunto a um deles o que ele veio pedir e ele responde “Uma namorada” de longe vejo uma garotinha me olhando com curiosidade e pergunto o que ela veio pedir: “inteligência e sabedoria”. É minha amiguinha acho que vc já é a mais sábia de todos nós.

A noite cai e as orações continuam. Uma mulher sai da igreja e fala que roubaram seus chinelos. Passa de lá pra cá repetindo que roubaram seus chinelos. De repente ela volta e roga a Mama Muxima: “Perdoe Mama por minha boca grande”.

Um grupo escondido num canto escuro reclama da pouca fé dos devotos. Uma senhora mais exaltada diz: “Aqui ninguém mais se ajoelha pra santa, vão andando em pé até a Santa como se fossem matar alguém”.



A nossa presença na porta da igreja chama a atenção tanto das crianças como dos devotos, não sei se por sermos os únicos brancos do local ou por nossas câmeras fotográficas que não cansam de clicar tudo e todos, ninguém acha ruim, pelo contrário muitos até pedem que tiremos fotografias para mostrarem como são devotos da Santa.

Uma menina no meio de tantas crianças que nos abordam chama a minha atenção, vestida toda de rosa, carapinha nos cabelos, brinca de subir e descer o muro que cerca a igreja, seu nome é Bibiana tem 6 anos e lado esquerdo do corpo todo queimado.

Pergunto o que foi que aconteceu e ela responde que seu irmão botou fogo nela com uma caixa de fósforos, quando tinha dois anos. Brincadeira de criança ou irresponsabilidade de adultos?



Depois do acidente Bibiana veio com a família morar na vila de Muxima, quem sabe uma suplica da mãe salvou a vida da filha e o milagre da Santa fez dela uma menina ativa e feliz.

Muitos peregrinos dormem espalhados pelas praças ao lado do santuário, montam as barracas, cozinham no chão e banham-se no rio.

São pessoas felizes com muita fé. Dona Leonilda e dona Virginia me vêm com a câmera e pedem que as fotografem. Muito alegre, dona Leonilda dança com um embrulho na cabeça pede para que eu não esqueça seu nome e para dizer pra todo mundo como são bonitas as devotas da Santa.



Dona Leonilda, agora todo mundo já sabe o quanto a senhora e sua fé são bonitas, ya?!

Todas as devotas andam com panos com a imagem da santa amarrados na cintura ou na cabeça. Muitas também usam camisetas estampando a sua fé. São poucos os homens que rezam a santa, são bem mais discretos.

Eu como boa budista, espirita, católica não perco a oportunidade de fazer minha oração e meu pedido a Mama Muxima, mas logo que entro na igreja uma das devotas me manda sair, pois estava com uma blusa que mostra os ombros.



Logo ela vem atrás de mim e pergunta se não tenho um pano, digo que não e ela me empresta o dela. Pronto, agora já posso entrar na capela e bater um papo com a Mama Muxima.

Muxima no dialeto local significa Coração.

Não há dúvidas que a santa faz milagres e o primeiro deles é trazer tanta paz a quem vai lhe visitar.

4 comentários:

Calendas disse...

Bonito post. Beijinho

Maria disse...

Minha avó rezou muito nessa igreja para que o meu pai, na época colonial, não fosse para Tarrafal

Kinha disse...

Bom dia!!
Adorei o blog, descreves África de forma a que os teus leitores sintam um bocadinho o que tu sentes, estando aí..íncrivel! Gostava de fazer-te uma proposta em nome de minube, por favor entra em contacto comigo, catarina@minube.com.
Obrigada,

Catarina

Anônimo disse...

Me emocionei com seu post.... Continue nos mandando noticias desde ANGOLA...