segunda-feira, 23 de março de 2009

Dicas para Brasileiros em Angola – 1° Parte



Muitas pessoas me escrevem com milhões de dúvidas de como é viver em Angola. O que é extremamente natural. Antes de vir eu tive um milhão de dúvidas também.
Então aqui vão algumas dicas:

1- Antes de aceitar o emprego
O custo de vida aqui é altíssimo. Luanda é a cidade mais cara do mundo para expatriado viver. Portanto, certifique-se que no seu contrato cobre as despesas de casa, carro, celular, alimentação e saúde. Caso contrário nem saia de casa.

Depois de acertado esses detalhes pensem bem no valor do salário e em como ele vai ser pago. Já que as remessas para o exterior têm uma alta taxa de movimentação financeira. O ideal é acertar no contrato o recebimento do valor líquido com todos os impostos e taxas por conta da empresa.

Em tempo de dólar alto todo mundo fica super animado com os salários em dólares, mas lembre-se que nosso câmbio é flutuante, portando quando o dólar cai o seu salário cai também. Previna-se desses saltos com uma taxa de câmbio mínimo no seu contrato.

Certifique-se que vai morar próximo ao trabalho, pois o trânsito de Luanda é mil vezes pior do que em São Paulo. Se você for morar nos lindos condomínios do Talatona, mas trabalhar no centro, não vai gastar menos de 2 horas no trânsito.

A hora de realizar a mudança é outra dor de cabeça. Certifique-se que a empresa pagará o excesso de bagagem que é caríssimo e na Taag só permitem 23kg por pessoa.

Outro ponto importante para definir em contrato são as férias. Esse ponto varia muito de empresa para empresa e de cargo para cargo. Mas negocie o que for melhor para o seu estilo de vida. No mínimo uma passagem por ano é obrigatório.

13° Aqui é chamado de natal. A Legislação trabalhista de angola é diferente da brasileira. Mas o expatriado tem os mesmos direitos que os angolanos. Negocie o seu 13° também, para não correr o risco de ficar sem no final de ano.

Está tudo acertado, como ter certeza que a empresa é idônea? Tente contato com o consulado brasileiro, tarefa nem sempre fácil. Procure entrar em contato com pessoas que moram aqui e verificar se conhecem a empresa.

Outra dica entre na comunidade “brasileiros em angola” do Orkut. Lá tem muitas informações, dicas e brasileiros dispostos a ajudar.
Você acertou todas as questões financeiras, tirou todas as dúvidas e já está fazendo as malas? Bom, agora respire fundo e reflita nos pontos positivos e negativos e veja para que lado da balança o prato pende...

Positivo Negativo
Experiência Internacional Viver longe da família e amigos
Conhecer novas culturas Falta de opções de lazer
Praias e lugares incríveis 70% da população é miserável
Bom salário Alto custo de vida, corrupção
País em crescimento Muito lixo e buracos nas ruas
Mercado em expansão Trânsito caótico (SP é fichinha)
Crescimento profissional Ritmo lento de trabalho
Novos Amigos Preconceito

Se depois de pensar bem, a sua resposta for sim. Venha com a mente e o coração abertos.

Bem Vindo a Luanda!

23 comentários:

Anônimo disse...

Não esquecer de exigir dois bons salários:

Um, por ser brasileiro, em terra estranha;

Outro, para trabalhar.

Anônimo disse...

O que eu já recebi de e-mails de brasileiros literalmente me pedindo emprego em Angola não está no gibi. Alguns apenas pedem informações, outros pensam que eu sou dono de agência de R.H. Vou indicar esse post para quem me enviar e-mails daqui por diante.

Um beijo

karlo disse...

ah jah agara eu como angolanao aconselho tam bem! o que fazer en caso de emergencia de um momento para o outro o pais entrar en conflito sim, pq isso en angola ja vem sendo habitual ao longo de decadas!é um aviso conselheiro sem maldade para prevenir kkkk

Unknown disse...

Olá menina, vc pode me fornecer algum site de alguma empresa que contrate tecnicos em enfermagem?
Desde já lhe agradeço!
Bjos e fica com Deus!

Anônimo disse...

Comentários úteis e voluntarioso. Parabéns e muito obribado.
Hiltton

RODRIGO PHANARDZIS ANCORA DA LUZ disse...

Excelentes dicas! Acho que de fato toda decisão, ainda mais a mudança para uma cidade no exterior, precisa ser muito bem refletida. Apesar dos pesares, acho que vale a pena ter a experiência de viver e trabalhar em Angola.

Anônimo disse...

Ola menina eu me formei em técnico de edificações quero saber se voce pode me enviar o nome de algumas agencia de empego ou de empresas que contratam brasileiros para trabalhar em angola fico muito agrdecido.

Bela disse...

Olha quero muito trabalhar em Angola, porém estou com dificuldade de saber onde procurar um emprego, gostaria de sair do Brasil com um convite de uma empresa em Angola. Qual o caminho? onde procurar, tem no momento alguma empresa disponivel contratando na área administrativa (sou graduada em administração de empresas, forte experiencia profissional em finanças).

Unknown disse...

Olá menina de angola!, é um prazer conhece-la, mas diz ai? que tipo de preconceito um brasileiro pode sofrer ai? estou prestes a ir trabalhar ai, mas no interior em fazenda, o povo angolano não é muito amistoso com brasileiros ? se quizer falar comigo vc ou qualquer outra pessoa entre em meu msn albert.3.a@hotmail.com
Ass. oliveira - Brasil

Anônimo disse...

olá meu nome é christopher, sou instrumentador cirúrgico e fisioterapeuta recem formado, poderia me dar algumas informações a respeito da ptofissão ai na angola....?

meu e-mail: christopher.instrumentador@yahoo.com.br

agradecido

Anônimo disse...

Oi. menina, sou instrumentadora cir´rugica nível técnico tem informações de brsileiros em Angola nesta profissão? Grata! sistemadetrabalho70@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Olá menina ... Trabalhei um ano e meio em luanda como mestre de obras...gostei muito, foi uma experiencia importante pra mim... mas como nada é perfeito , fui demitido , sofri um assédio moral e processei a empresa...já faz um ano que estou brigando para receber meus direitos...ah me esqueci de dizer que voltei machucado e voltei de muletas para o Brasil sem fazer o exame demissional que eu tenho direito !!! Hoje até penso em voltar a Luanda para trabalhar se receber uma boa proposta ... se quiser comentar sobre essa experiencia entre em contato no email pardal_campos@hotmail.com
Bjs!!!

Rede Media e Literacia disse...

Oi, sou jornalista, brasileira e estou procurando casos de pessoas que foram enganadas por empresas situadas em Angola. Essas empresas podem ser portuguesas, ou de outras nacionalidades e os expatriados "lesados" devem ser brasileiros e/ou portugueses. Será que vc pode me ajudar? Meu e-mail é raquel.pacheco@gmail.com
Muito obrigada,
Raquel

Anônimo disse...

Procuro um brasileiro chamado Antonio dos Santos, pai de Antonio José. Urgente rose_lino@hotmail.com agradeço o contato com o consulado, porque os que achei no google não funcionam

ROBSON LUCENA disse...

Oi,sou um profissional com formações em Mestre de Obras, Téc.em edificaçõs e Engenheiro civil,mais de vinte anos de experiencia. Já trabalhei em Angola,e busco oportunidade de recolocação no Mercado Angolano. meu email é: tresrengenharia@hotmail.com

nengo disse...

Kimkim.

Menina pergunto te :
Moradia(individaul,banheiro privativo,tv a cabo,internet) prox ao trabalho,cafe,almoço ,jantar,faxina 2 vz por semana,seguro medico,folga a cada 90 dias
E salario liquido de 5000 usd
Vale a pena?

Menina de Angola disse...

O valor depende das suas necessidades, mas a proppsta é boa ainda mais com folga de 90 dias. Além disso o dolar está acima de 2 ultimamente.

um abraço

Anônimo disse...

Desisti de fazer planos para ir pra Angola rsrs
Vou pesquisar sobre o Chile =)

aline rezende disse...

olá, meu marido vai trabalhar em angola, e a empresa vai pagar em reais. por volta de 7 mil por mÊs. com nestadia, roupas e tudo. mais a gente tava pensando na possibilidade de eu ir junto e ficar em uma pousada ou hotel. o q vcs me aconselham? vcs tem alguma indicação?

Laiz Rodrigues disse...

Ola Menina de Angola!!
Tudo bem??

Como faço para trabalhar em Angola?? Sou enfermeira formada.
Se tiver como me da informações ficarei muito grata.

Abraços
Laiz Rodrigues (laizra@yahoo.com.br)

Unknown disse...

ola menina de angola -sou portugues eletricista da contruçao e industria sera que me podes ajudar a encontrar emprega em angola agradeço meu E~MAIL jaimecorreia@outlook.com fico agradecido

Eduardo Kato disse...

Olá menina de Angola.

Preciso de uma ajuda, será que vc poderia?
Eu pedi demissão da empresa onde eu trabalhava, em Luanda. Após isso, eu cumpri um mês de aviso prévio.

Você saberia me informar sobre os cálculos feitos nesse caso? Fiquei sabendo a respeito de um cálculo especial para expatriados ai em Angola. Saberia por favor me ajudar?

kato-eduardo@hotmail.com

Desde já, muito oobrigado.

Anônimo disse...

Boa noite!
Poderia me fornecer um e-mail para lhe perguntar de uma determinada empresa? obrigada!