sexta-feira, 27 de março de 2009

Ambriz




Ambriz, na província do Bengo, é uma cidade relativamente próxima a Luanda, cerca de 250km, mas a estrada é horrível. Levamos quase três horas para percorrer os últimos 100km entra a Barra do Dande e Ambriz.

Ao contrário das outras cidades essa fica na parte de cima da praia. E pela primeira vez cheguei em uma praia que estava limpa, completamente limpa. Talvez a falta de acesso justifique a limpeza do local ou quem sabe a dificuldade de chegar a cidade.

Não importa a praia é limpa e linda.



A cidade meio abandonada e muito tranqüila, não dá muito bem para explicar, mas é como se eles estivessem a parte do resto de Angola. A rua principal é toda cortada por um enorme jardim com bancos e aquele ar bucólico de interior. O destaque fica para as ruínas de uma antiga câmara que abriga a torre do relógio. A torre permanece em pé ao contrário de todas as outras paredes que já foram ao chão.



Há anos atrás dizem que a cidade era um importante posto pesqueiro, ainda existem muitos pescadores e peixes secando ao sol.

A cidade fica num local muito bonito, de um lado o mar e do outro umas espécies de lagoas com areias branquinhas.

Uma coisa que chamou a atenção é que lá ao contrário dos outros lugares ninguém vem pedir dinheiro ou comida, nem mesmo ficam olhando quem são os forasteiros que chegaram.

Para quem pretende conhecer o lugar apesar da estrada ruim, indo com calma e durante o dia chega-se fácil. Existe uma hospedaria na cidade em condições precárias, mas é o suficiente para um banho e uma noite de sono tranquilo.

O único restaurante da cidade oferece uma execelente comida caseira com preços justos. Mas atenção é necessário ir antes da hora do almoço/jantar e fazer o pedido com antecedência.

7 comentários:

Anônimo disse...

Olá! Que bom é viajar por Angola! Mesmo com as estradas esburacadas e, às vezes, com imagens de camiões já incendiados e afins... a paisagem vale pelas dores nas costas e os solavancos. Quando aí vivi, também fui a uma praia assim, maravilhosa, que agora não lembro o nome. Tinha um restaurante na praia onde se comia um delicioso peixe. Obrigada pela partilha!

Nadja Kari disse...

Olááá!!! Estava esperando um novo post seu !!! hehehe AS fotos ficaram lindissimas meeeesmo :)

Beijoooos

Rui - "Ruca" disse...

Olá "Menina de Angola"... continua o teu excelente trabalho.
um abraço deste "Menino do Cubal"
;-)
Ruca

Anônimo disse...

Nasci nesta linda terra a 45 anos,era lindo como o mar que nunca deixou de dar a sua graca.
Infelizmente esta abandonado, nem a estrada foi mexida, mais as visitas sao constantes de governantes a busca ou ocuparem os terrenos dos nossos pais.
Lamento... salvem o Municipio de Ambriz, facam dele um local turista, mesmo que os natos nao tenham lucro mais respeitem a historia linda que ela tem: como trafico de escravos , exportacao de cafe etc...
No sala ki bote ( fiquem bem )

tempos dificeis disse...

Como residente em angola em 1971 fiz minha recruta no ambriz do qual ainda tenho saudades , estou trabalhando em angola , bem perto do ambriz sempre que estava no caxito o baixinho me provocava para ir ao ambriz mas a minha responsabilidade e a falta de tempo até agora ainda não o permitiram , mas a calma e a beleza das praias ainda me dão saudade , espero que logo logo e segundo se diz tenhamos uma boa estrada para lá chegar e que o regresso não estraguem as belas praias , Parabéns continue assim

Unknown disse...

nao sei se estivemos juntos em ambriz embora eu estivese nos anos 1972 a1974 estive la bastante tempo agora estou em portugal mas estou com obixinho de voltar a visitar essa linda terra sou o correia dame noticias 961225805 obrigado

Wilken Amaral disse...

Actualmente é uma maravilha sair de Luanda para Ambriz, belas paisagens e com uma grande pista. ...