terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Lei 01/2012



Já faz algum tempo que o governo angolano vem tomando algumas medidas que visam combater o branqueamento de capitais, ou como se diz no Brasil a famosa lavagem de dinheiro.

Agora no último dia 16 de janeiro o BNA divulgou uma nova Lei que limita a saída de moeda estrangeira em US$ 10.000.

Sim meus caros, quem costuma guardar seu rico salarinho para trocar no Brasil em busca de um câmbio melhor, agora vai ter de tomar cuidado.

Aqui em Angola quando nós saímos do país passamos por uma salinha da Alfandega onde somos interrogados sobre o montante que está sendo levado, e não é por amostragem não, aqui vai todo mundo pra salinha sem exceção.

A boa notícia, se é que é boa notícia, mas enfim. Agora pode-se sair com Kwanzas no limite de KZ 50.000 o que não ajuda muito aos expatriados, já que kwanza não pode ser trocado em outros países.

Bom, pelo menos quando você voltar pra cá já tem o dinheiro do taxi.

4 comentários:

Marcos Souza disse...

A pessoa deveria ter o direito de escolher quando, como e onde vai investir o ser dinheiro. Abraços do Brasil, amiga.

Anônimo disse...

Já tem taxi?
Isso sim, é novidade.

Allan Robert P. J. disse...

Angola é um país com tanta burocracia (devo visitar Luanda em fins de Abril), mas acho certo ter limite de expatriação de divisas. Já tentou sair com dinheiro di Brasil?
:)

Menina de Angola disse...

Allan,

Eu concordo que deva haver controle com a saída de divisas. No entanto, o controle deveria ser diferente. Angola contrata mao de obra estrangeira, ela vai buscar mao de obra fora pq ainda não existe mao de obra qualificada. Se a pessoa vem aqui para trabalhar tem contrato, tem visto de trabalho nada mais justo que ela possa sair com seu dinheiro. O controle deve ser feito sim, só não acho certo diminuirem de 15 mil para 10 mil, se tudo só aumenta no mundo todo o mais certo seria aumentar a cota e não dominuir :)Principalmente para o cidadão extrangeiro que está totalmente legalizado.

um abraço