quinta-feira, 13 de janeiro de 2011


Foto: Jornal Sol 7/01/2011

Quando se volta a Angola, após um longo período fora, a sensação é de que tudo a sua volta está diferente. São tantas as obras em andamento que mesmo sabendo que 2 meses apenas não são suficientes para mudar uma sociedade inteira, tudo parece novo.

Não sei se foram as chuvas de verão ou as campanhas de educação espalhadas por toda a cidade, mas fato é que Luanda está mais limpa. Ou será que são meus olhos?

Lógico que os problemas crônicos da cidade não acabaram e ainda me dói ver as valas de escoamento de água da Rocha Pinto cobertas de lixo, mas as ruas principais estão sim mais limpas e com semaforos em todos os cruzamentos.

Tudo bem que eles ainda não funcionam, isso é só uma questão de tempo. Lembro muito bem que quando cheguei aqui há 3 anos atrás não havia nenhum sinal nas ruas e isso foi um grande choque pra mim, era praticamente impossível atravessar um cruzamento sem se jogar em cima de outros carros.

A Ilha do Cabo está ficando linda. Lembra muito Copacabana, só uns 200m foram requalificados, mas confesso que a sensação de andar por esse pequeno espaço ao fim de tarde é ótima, principalmente quando se sabe que em breve toda a ilha estará assim.

Novos restaurantes, novos supermercados, novas vias, novos postes de iluminação, novos empreendimentos residenciais… São tantas as benfeiturias que ainda estou perdida.


Foto: http://www.skyscrapercity.com

Ontem fui ao novo supermercado Kero, não gosto de fazer propaganda, mas esse realmente merece! São mais de 11.000m², estacionamento enorme, muito muito limpo e iluminado. Mas o que mais me surpreendeu foi atendimento. Impecável! Excelente treinamento da equipe toda.

E antes que alguém mais pessimista comece a reclamar que esses benefícios são só para os ricos e que a miséria continua a mesma para o resto da população. Devo lembrar-lhes que a praia é de todos, o supermercado gerou mais de 500 empregos diretos para os angolanos e que a porcentagem de angolanos vivendo na miséria caiu de 70% para 35% nos últimos 3 anos.

Ainda há muito o que se fazer, mas não posso negar que Angola está mesmo a Mudar!

10 comentários:

Daniela disse...

Nossa, até fico emocionada ao ver Luanda assim!!! Esse ano ainda quer voltar ai!

Carol disse...

Oi, pois é sempre tenho a mesma impressão que a tua, mas só impressão até eu precisar de recolver algo e andar pela cidade e ver que foi só ilusão.

m.Jo. disse...

Luanda pode mudar, mas a Menina continua a mesma. Menina dos olhos cor-de-rosa.
Bjks

Unknown disse...

Olá... Sou alessandra!!
Encontrei seu Blog e adorei... Meu marido esta participando de um processo de seleção para professores que irão lecionar em esolas em Angola. estou um pouco preocupada pois nunca saí do brasil. Será que podes me ajudar com algumas dúvidas??

meu e-mail é diogoalecouzenn@gmail.com
OBG!!
Bjinhus!!

Nadja Kari disse...

Fico feliz quando vejo as coisas mudando... para melhor, logico! Se bem que tudo muito rápido me assusta... e as vezes o ritmo parece que saio do nosso controle!!!
Espero que tudo esteja mesmo mudando pra melhor!!!

beijoooos

José Sousa disse...

Hehehe... com que então não gosta que eu escreva a verdadeira situação que vai pelo país fora!
Não é preciso apagar o que escrevo!
Vá lá ao meu blogue e continue a deixar os seus comentários!

Um abração deste que ama Angola.

Menina de Angola disse...

Daniela, espero que volte e encontre mais coisas bonitas.

Carol, no centro mesmo a coisa está melhor, o problema são os bairros perifericos que continuam sem luz, agua, saneamento, ruas esboracadas e muito, muito lixo.

M. Jo. kkkk meus oculos cor de rosa já estão ficando cinza novamente, rs.

Ale, fique tranquila e boa sorte.

Nadja, as coisas não vão tão rápido assim, já são mais de 8 anos de paz...

Querido José, não publiquei seu comentário anterior, simplesmente não estava no contexto, era resposta a outro comentário... Só isso, não se engane, pq não tapo o sol com a peneira... O que tem de ser dito sempre terá espaço nesse blog.

um abraço a todos e obrigada pela visita.

Anônimo disse...

Legal ler boas coisa sobre Angola, mas e os preços no supermecado?

Renata disse...

Olá menina de Angola, sou professora e trabalho com Educação Ambiental/Reciclagem, e tenho muito interesse em trabalhar em Angola, como faço para saber de alguma seleção para trabalho?Obrigada, Renata

kat silva disse...

Também tenho um post a falar sobre o quero, e concordo contigo o atendimento é maravilhoso, só o preço ficou um pouquinho salgado...+ de resto, adorei tudo!