segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

De Loanda a Luanda



Nesse final de semana o Museu de História Natural apresentou uma exposição belíssima sobre a arquitetura de Luanda, intitulada de Loanda a Luanda. Além de fotos lindíssimas, pinturas e palestras a amostra ainda teve passeios guiados pelo centro de Luanda.

Uma iniciativa da Kalu Associados, uma organização não governamental que luta para manter viva a história arquitetônica dessa cidade tão rica, mas que aos poucos vem desmantelando seu passado.

Durante a palestra foram apresentadas algumas fotos de casarões coloniais que hoje estão em ruínas, o Palácio Maria Joaquina que foi abaixo e no final com lágrimas nos olhos e a voz embargada a palestrante ao dizer “E aqui não tenho mais nada que se possa dizer”, colocou a foto do Mercado do Kinaxixi, primeiro em pleno funcionamento e depois sendo demolido.

Um prédio histórico que consta como referência nos livros de arquitetura e foi deitado abaixo para dar lugar a um moderníssimo centro comercial.

Não resta dúvida que Luanda precisa se modernizar, mas o governo, a sociedade e os investidores estrangeiros precisam refletir é a que preço essa modernização tem de acontecer?!

Kalu Associação

Uma associação:
Congrega naturais residentes e amigos de Luanda
Carácter voluntário e sem fins lucrativos
Organização não governamental

Constituída a 02 de Abril de 2004
Objectivos:
Zelar pela salvaguarda dos testemunhos que contam a história de Luanda
evitando a sua depredação
Contribuir para que projectos e actos respeitem as tradições e
personalidade da cidade
Pugnar para que os Luandenses usufruam de melhores condições e
qualidade de vida
Promover o progresso cultural e material dos Luandenses
Intervir para que o lixo (doméstico, industrial e hospitalar) seja
recolhido e tratado
Zelar para salvaguarda dos testemunhos que contam a história de Luanda
evitando a sua depredação
Recolher e divulgar informações sobre o caos urbano
Desenvolver campanhas de educação cívica.

5 comentários:

Afonso Loureiro disse...

Uma das primeiras impressões que tive quando cheguei a Luanda foi a de que a memória da cidade estava a desaparecer a olhos vistos. Uma nova urbe, cheia de torres de vidro e aço nada características desta terra está a ser construída sobre 400 anos de história, sem deixar nada para contar como foi.
Ainda bem que não sou o único a pensar isso e ainda bem que há angolanos que assim pensam também. A associação Kalu e a escritora Ina são bons exemplos.


Artigo O fim da Memória

septuagenário disse...

Desaparece a memória, mas podem crer que já houve palanca negra real e outras raridades mais...para todos!

Raulz!to disse...

Bastante apropriada a observação do Afonso Loureiro. No Brasil também temos vários exemplos, infelizmente. Sandrinha, minha querida, agradeço demais a indicação! Fico honrado em saber que você gosta dos escritos e freqüenta o blog. Ah sim, em breve cumprirei as "tarefas" que a indicação prescreve. Beijos!!

Gisele disse...

Olha um evento desses acontece justamente quando eu não estou aí!Eu vi a demolição do Kinaxixe, e na hora vi que provavelmente estava levando junto as lembraças de alguém...

Tudo bem? Vim algumas vezes ao teu blog quando ainda estava em Luanda, mas não estavas mais atualizando...

Eu infelizmente saí do meu emprego em Dezembro abruptamente e por incrivel que pareça estou sentindo muita saudades aí do paraíZo! Estou tentando arrumar outro emprego para voltar assim que der!

Queria sugerir um blog de um Angolano... procura no google Atelier do Mangueirinhas... ele tbm trata dessa perda do patrimonio construido em Luanda.

Ema Araujo disse...

gostei muito do seu blog