sexta-feira, 21 de novembro de 2008

1° Festival Internacional de Cinema de Luanda



De 22 a 29 de novembro será realizado o 1° Festival Internacional de Cinema de Luanda, concorrerão no festival, filmes e documentários produzidos entre 2007 e 2008. Além de obras premiadas internacionalmente.

Entre os filmes brasileiros o destaque é dado para o Tropa de Elite que abre o Festival sábado dia 22/11 no Cine Atlântico e para o premiadíssimo documentário À Margem da Imagem a ser exibido 23/11 as 16 horas no Instituto Camões (Av. de Portugal 75 ao lado da Embaixada Portuguesa).

Sinopse
À Margem da Imagem é um curta-metragem em 35 mm, com cerca de 30 minutos de duração, que vai focalizar as rotinas de sobrevivência, o estilo de vida e a cultura dos moradores de rua do município de São Paulo. A Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) acaba de concluir pesquisa sobre o assunto e revela a existência de cerca de 9 mil pessoas vivendo pelas ruas de São Paulo. Trata-se de um problema dramático que vem se agravando a cada dia.

O documentário vai mostrar o cotidiano dessas comunidades que vivem em várias áreas da cidade, principalmente na região central. Nesta área, os moradores de rua têm acesso a produtos e materiais descartados pelos escritórios, bancos e estabelecimentos comerciais. Com esses restos, a população de rua vem criando uma "arquitetura" e uma cultura própria que, ao mesmo tempo, expressam sua identidade e uma forma de resistência a partir de métodos alternativos e espontâneos de viver numa grande cidade.

À Margem da Imagem vai focalizar temas como exclusão social, desemprego, alcoolismo, loucura, religiosidade, espaços públicos contemporâneos, degradação urbana, identidade, alteridade, cidadania e, como sugere o próprio título, o roubo da imagem dessas comunidades, promovendo assim uma discussão ética dos processos de estetização da miséria.


Prêmios "A Margem da Imagem" — Versão Curta-Metragem
XII CINE CEARÁ / 2002
Melhor montagem (Marcelo Moraes)
XIII FESTIVAL INTERNACIONAL
DE CURTAS-METRAGENS DE SÃO PAULO
Prêmio do Público
Prêmio Aquisição Canal Brasil
Prêmio Aquisição espaço Unibanco
Margarida de Prata / 2002
Prêmio de Melhor Curta dado pela CNBB
29° JORNADA DA BAHIA
Prêmio Glauber Rocha (Tatu de Ouro)
Melhor Curta
FESTIVAL DE GOIÂNIA / 2002
Melhor Curta da Mostra Brasil
EVALDO MOCARZEL
49° Festival de OBEHAUSEN / 2003
Menção Honrosa do Júri Internacional
Menção Honrosa do Júri Ecumênico
5° FESTIVAL DO CINEMA BRASILEIRO DE PARIS
Prêmio de Melhor Curta-Metragem
FESTIVAL DE CAMBORIÚ
Melhor Curta-Metragem
Melhor Filme (Curta)
Melhor Roteiro
Melhor Montagem
Website por À Capela

Vamos prestigiar o cinema Brasileiro e o Festival Angolano

3 comentários:

Hugo Rebelo disse...

estivesse eu por aí...

(mas não estou....)

http:\\coresemtonsdecinza.blogspot.com

Anônimo disse...

Como sempre mto actualizada...

Eu ouvi essa noticia e precisava de mais informação sobre ela, e prontos, num passe de magica chego aki e encontro a noticia toda detalhada.
Mais uma vez ópitma postagem!!!!!!

Menina de Angola disse...

Biliana,

Eu não postei a programação ainda, porque não encontrei em nenhum site, mas a semana que vem eu coloco dia a dia os filmes que irão passar.

bj e aproveie o festival