sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Minas para todos os lados...



Angola é um país muito, mas muito rico mesmo. O governo se vangloria ao alardear aos quatro cantos do mundo sobre suas minas de diamantes, seus poços de petróleo e as inúmeras riquezas minerais ainda inexploradas.

Mas a maior riqueza de Angola é a diversidade natural com uma fauna e flora espetacular. Pena que os angolanos e principalmente seus dirigentes ainda não tenham percebido o valor que a natureza desse país tem.

Natureza e riquezas minerais a parte, o que não falta em Angola são minas terrestres! Uma triste marca que o país não faz a menor questão de mostrar.

Em 40 anos de guerra foram espalhadas pelo país mais de 10.000.000 (dez milhões), de minas. O que faz de Angola o país com mais minas instaladas no mundo. Enquanto isso ele se mantém na posição de número 162 do ranking do PNUD de desenvolvimento humano.

Ninguém sabe precisar qual o número de vítimas feitas até hoje, mas estima-se entre 80 e 90 mil. Apesar dos esforços da comissão nacional de desminagem em encontrar e desativar essas minas, ainda existe um longo caminho a ser seguido.

Segundo dados fornecidos pelos Sr. João Baptista kussumua, coordenador da comissão, até hoje foram destruídas aproximadamente 2.500.000 de artefatos, sendo:

* 120.308 minas anti-pessoas
* 13.983 minas anti-tanque
* 2.000.000 de engenhos explosivos
* 2 mil toneladas de material letal

Talvez esses números expliquem porque ainda existem tantas terras improdutivas. Afinal de contas ninguém quer se arriscar a ser mais uma vítima da guerra tanto tempo depois dela ter acabado.

8 comentários:

Migas disse...

Oi Menina! Sabes que na minha viagem ao Nzeto reparei que existem realmente ainda muitos sítios com indicação de minas. Só quando se sai da capital, temos noção disto. E é realmente assustador que as pessoas que vivam nesses locais, ainda estejam na iminência de pisar uma delas e marcar a sua vida para sempre. Muito triste...

Beijo

Anônimo disse...

Pois é Menina de Angola, é o problema que estamos com ele. Se, em vez de construirmos prédios e mais prédios em Luanda para a especulação e reservassemos uma pequena parte para a desminação do nosso território, se calhar o nosso povo do interior já teria uma qualidade de vida razoável. Mas vamos fazer mais como então?

Anônimo disse...

Olá!!! Nós aqui de Botucatu interiorr de Sp, acabamos de conhecer seu blog e já ficamos mais que fã, já li de "cabo a rabo", e adorei conhecer Angola com teus olhos, continue postando e nos mostrando, como é viver ai!

Parabéns!

Ah e nos fale mais dobre vc, o que vc foi fazer por estas bandas, e quem sabe até uma foto sua pra gente se familiarizar mais! rs

Beijos e até mais com certeza!

Anônimo disse...

Não só Angola como muitos países do continente estão recheados de mina. Uma pena! A África é um continente muito bonito e problemas como esse apenas atrapalham o desenvolvimento de Angola.

Anônimo disse...

È a primeira vez que estou por aqui.Eu nunca fui a Angola,já tive essa possibilidade mas não fui,vamos vêr o que vai acontecer nas eleições.

Anônimo disse...

Olá,

Gostei muito do seu blog,me identifiquei muito com as suas palavras. Sou brasileira e moro aqui há dois anos e confesso que já não aguento mais. Aqui não tem como ficar indiferente, a pobreza é muita para fingirmos que não vemos, a desvalorização da mulher e o jeito com que lidam com o sexo e a própria imagem é muito revoltante, fora os outros problemas sociais em um país extremamente rico(em todos os sentidos)

Parabéns, continue escrevendo de forma bem eduacada e bem humorada, confesso que não iria conseguir!

beijos e boa sorte!

Moacir disse...

Olá!
Então, tb eu, por acaso, descobri o seu blog e, olha, gostei muito! Sua narração dos problemas, das dificuldades, etc...,das praias e as fotos muito legais! Acho que já estou amando Angola. Deus abençoe este povo e vc também!

Um grande abraço!

Anônimo disse...

Olá menina de Angola tem como vc me adcionar msn...Meu noivo esta morando em Angola só as 5 meses, vejo ele a cada 60 dias. Queria saber mais a vida em Luanda, ví um titulo muito comentado " O manual do Cafajeste"... É posso confessar me da um pouco de medo, de esperar ele voltar dizendo que não me quer mais!! huahuahuahua..... hehehe.. rosetchuca@hotmail.com.... me add!! Bjs!!